quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Concurso Nacional de Leitura





No passado dia 16 de janeiro decorreu, na nossa biblioteca, a prova da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura. Infelizmente, foram poucos os participantes e não houve alunos do ensino secundário. Desta forma, ficaram apuradas para a Fase Distrital as alunas do 8ºA, Margarida Borrego, Inês Milheiras, e Beatriz Sousa que irão representar a nossa Escola em data a marcar entre 3 de março e 6 de maio.







PARABÉNS às nossas três leitoras!




sábado, 18 de janeiro de 2014

Já estamos na página da DGE / MEC

Horizontes

Jornal:  Horizontes




















Escola: Agrupamento de Escolas Nº 1 de Ponte de SorPonte de Sor.
Docente responsável: José Manuel Torres Alves.
N.º de colaboradores: 24 (20 alunos, 4 docentes).
Descrição do projeto: O jornal Horizontes, em formato papel, pretende incrementar a interação entre a escola e a comunidade. Tem como objetivos prioritários:
. Dinamizar a escola como centro de cultura e saber;
. Divulgar as atividades desenvolvidas no Agrupamento;
. Promover o gosto pela leitura e pela escrita.
Tipo de edição: Jornal impresso.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Encontros com a História





Encontros com a História: conferência e oficina de história local



Conferência: CAC | 18 janeiro (sábado) | 16h00
A Biblioteca do Arquivo: fontes impressas para a história local e regional



Apresentação pública da Biblioteca do Arquivo Histórico Municipal, incluindo o respetivo catálogo, que passam a estar disponíveis ao público, para consulta. A coleção da Biblioteca é composta por cerca de 1560 itens, publicados entre 1837 e 1983, tratando-se essencialmente de publicações oficiais em diversos domínios, com destaque para as ciências sociais (estatística, política, economia, direito, administração pública, educação) e algumas ciências aplicadas (ciências médicas, agricultura, indústria e comércio). Pretende-se chamar a atenção para as potencialidades científicas da coleção, particularmente enquanto fonte para a história local e regional contemporânea, a usar em correlação com as fontes documentais do Arquivo Histórico Municipal.




Oficina de História Local: CAC | de 13 a 17 de janeiro | mediante marcação
Os livros da Biblioteca e os livros do Arquivo: uma história cruzada



Oficina dirigida ao público escolar, tanto juvenil (preferencialmente alunos do ensino secundário) como sénior, que funcionará mediante marcação, com uma duração média de 1h30. Tem como objetivos dar a conhecer a Biblioteca do Arquivo Histórico Municipal e demonstrar, de forma prática e envolvendo os participantes, as suas potencialidades para a investigação histórica de âmbito local e regional, cruzando os dados fornecidos pelos documentos da Biblioteca com os dos documentos do Arquivo. Os trabalhos desenvolvidos na Oficina serão apresentados na Conferência de dia 18, funcionando como estímulo para a utilização e fruição dos recursos informativos agora disponibilizados ao público.