terça-feira, 7 de maio de 2019

Visita de estudo a Madrid





Os alunos do ensino secundário que frequentam a disciplina de Espanhol na Escola Secundária de Ponte de Sôr deslocaram-se a Madrid, nos dias 25, 26 e 27 de abril, para visitar alguns dos locais mais emblemáticos desta cidade, contactar com a língua, com a cultura e apreciar alguns dos costumes do país vizinho.
A descoberta de Madrid começou com uma visita panorâmica pela cidade. De seguida, acompanhados por um guia, foram percorridos a pé, alguns locais do centro nevrálgico da capital espanhola: “Parque del Retiro” onde se encontra o “Palácio de Cristal”; “Plaza de España” e o “Monumento a Cervantes”;Plaza Mayor”; “Plaza de Colón”; “Puerta del Sol”, onde tiveram a oportunidade de ver a “Antigua Real Casa de Correos”, a estatua de bronze do “Oso y el Madroño” e o “km cero” das estradas do país; a  Catedral de la Almudena”; a Fonte e o Palácio de “Cibeles”; a “Casa de la Villa”; o “Palacio Real”; os Jardins de “Sabatini”; a “Puerta de Alcalá” – um dos monumentos mais famosos e representativos de Madrid e a “Gran Vía”, uma das artérias mais animadas e comerciais desta cidade cosmopolita, que combina as infraestruturas modernas e a sua condição de centro económico, financeiro e administrativo com um imenso património cultural e artístico, herança de séculos de história.

No dia seguinte, visitámos o Santiago Bernabéu, estádio que ficará para sempre ligado ao futebol luso, não só devido aos jogadores portugueses que aí têm atuado, mas também ao facto de, na sua inauguração, o Real Madrid ter defrontado o Belenenses, corria o ano de 1947.
No Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, apreciaram uma importante coleção de arte, que abarca o período compreendido entre o fim do século XIX e a atualidade, com especial destaque para o “Guernica” de Pablo Picasso, uma das obras fundamentais no espólio do museu.
Seguiu-se o Museu da Cera, com mais de 450 figuras de personagens históricas e famosas, visitado desde a data da sua inauguração, 14 de fevereiro de 1972, por milhões de pessoas. Os personagens estavam divididos em diferentes cenários nos quais pudemos ver estrelas de cinema, como Leonardo di Caprio, Antonio Banderas e Brad Pitt, personagens de filmes de terror como Freddy Krueger e Drácula, personagens históricos como os Reis católicos, Cleópatra ou Carlos V, no âmbito da política pudemos ver representado o nosso Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do mundo desportivo o nosso Cristiano Ronaldo.  Tivemos também oportunidade de andar no “Tren del terror”, um passeio peculiar com diversas figuras animadas como ratos, dinossauros, tubarões, extraterrestres ou personagens do “Star Wars”. Finalmente usufruímos de uma viagem virtual a bordo de um simulador.

O dia 27 de maio, último dia da visita, foi dedicado por inteiro ao  Parque Warner Bros, um dos parques temáticos mais importantes de Espanha onde a imaginação e o entretinimento foram levados ao limite nas muitas atrações como o Old West Territory, o Cartoon Village, o Super Heroes World, o Movie World Studios, ou nos intensos divertimentos Stunt Fall, Superman, o Lex Luthor, o Batman, ou ainda nos mais moderados ou suaves divertimentos como o Hotel Embrujado, as Cadeiras Voadoras de Mr. Freze, a Aventura de Scooby-Doo, o Correio Aéreo, entre muitos outros…

O objetivo principal da visita foi conseguido, tendo esta corrido em plena harmonia. No plano pedagógico foram alcançados os objetivos de dar a conhecer parte importante da cultura espanhola, do saber e sentir “in loco” a capital de Espanha, aproveitando todos os momentos, mesmo os do entretenimento, para que os nossos alunos pudessem ouvir e falar a língua pela qual optaram no seu percurso académico.




O grupo disciplinar de espanhol

Sem comentários:

Enviar um comentário