quinta-feira, 24 de outubro de 2013


O uso do telemóvel na escola

Eu defendo a proibição do uso do telemóvel na escola, apesar de emergências ou da necessidade dos alunos ligarem para alguém. Contudo, apesar do ponto de vista que estou a defender, considero suficiente ser proibido o seu uso dentro da sala de aula.

Os argumentos que eu tenho a favor desta proibição são: as fraudes nos testes, pois cada vez mais os alunos usam o telemóvel como via facultativa de informação e o desrespeito pelos professores, usando o telemóvel para jogar, mandar mensagens ou para passar o tempo, entre outros.

Como em muitos outros casos, os alunos têm as suas desvantagens: a sua apreensão, o gasto desnecessário de bateria e dinheiro, o mal-estar causado por ficar o tempo todo da aula no telemóvel, a reprovação do ano escolar (pois se o aluno não tomou atenção às aulas, não saberá a matéria para os testes), a falta de cultura geral (caso não preste atenção, não saberá nada) …

Também haverá vantagens, tais como: caso aconteça alguma emergência, não só fora mas também dentro da sala de aula; caso o professor peça aos alunos para ver as horas, para controlar o tempo de aula e caso haja alguma aula de substituição e os alunos não saibam da sua existência. Mas tudo isso se resolve sem telemóvel.

Há várias formas de prevenir o seu uso, como, por exemplo, cortar a cobertura de rede no recinto escolar ou a simples proibição, por parte dos pais, de o levarem para a escola.

Estes são os meus argumentos, contra-argumentos e sugestões para que a escola seja mais respeitada pelos alunos. Apelo aos alunos e encarregados de educação para que o telemóvel não seja levado para a escola.
                                                                     André Filipe de Freitas Antunes   nº2  8ºB  2013/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário