sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor



O Carnaval celebra-se em países de tradição cristã. Dura tradicionalmente três dias e começa antes da Quaresma (na terça-feira anterior ao dia de cinzas).
Existem diferentes versões da origem da palavra Carnaval. Muitos situam-na na palavra latina carne vale (despedir da carne - que não se comerá nos 40 dias de Quaresma).Outras teorias são peremptórias em afirmar que a palavra Carnaval vem de Carrus Navalis, por influência das festas em honra de Dionísio, onde um carro, com um enorme tonel, distribuía vinho ao povo na Roma antiga.

Muitas das celebrações carnavalescas são bastante mais antigas do que a própria religião cristã, tendo sido alvo de diferentes manifestações ao longo da história. No fundo, todos os carnavais são reminiscências das festas dionisíacas da Grécia Antiga, dos bacanais de Roma e dos bailes de máscaras do Renascimento.


Os festejos carnavalescos, com o nome de Entrudo, foram levados para o Brasil pelos portugueses. Durante estes festejos eram levadas a cabo brincadeiras violentas, com os foliões a lançarem farinha, tintas e água suja uns aos outros. Estas práticas foram proibidas por lei e, por isso, passaram a ser utilizadas serpentinas de papel e confetti coloridos. Aos poucos, o entrudo português foi sendo adaptado, ao assimilar as tradições africanas. A tradição dos desfiles tem origem nas reuniões de escravos, que organizavam cortejos com bandeiras e improvisavam cantigas ao ritmo de marcha. Aos escravos devem-se os ritmos e instrumentos de percussão usados atualmente.
















.

Sem comentários:

Enviar um comentário