segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Encontro Translacional de Professores Soundcool- Roménia Baia Mare

      Foi no mês de Setembro, entre os dias 25 e 30, que demos continuidade ao Erasmus Plus K201, Soundcool com a nossa presença no encontro de professores e coordenadores dos diferentes países associados (Espanha, Roménia, Portugal e Itália). Este, foi constituído por três vertentes distintas:
1º- Visitas culturais
2º- Encontro com os professores para definir as atividades a desenvolver no ano letivo 2016/2017
3º- Atividades com os alunos do Liceu de Arte de Baia Mare.
No primeiro ponto visitamos a cidade, diferentes museus e locais de culto de diversas confissões religiosas, sempre acompanhados pela nossa colega Sorina Mihut, excelente anfitriã, professora de Francês na escola “Liceu de Arte Baia Mare” nossa parceira. Podemos dizer que Baia Mare é uma cidade da região mais a norte da Roménia (Mar amures), é bastante ampla, plana e tranquila. A sua população ronda os 12 mil habitantes e tem ofertas diversificadas em turismo, lazer e cultura.
No segundo ponto trabalhamos em equipa, as dinâmicas das diferentes atividades a desenvolver, traçamos um plano e cronograma do trabalho para gestão do tempo, ajustamos as tarefas e funções de cada parceiro, analisamos o plano financeiro, bem como a divulgação do projeto e por último as suas medidas administrativas.
A nossa jornada decorreu muito bem. A escola e todos os colegas são muito hospitaleiros, desde o diretor até aos alunos mais novos. Já temos trabalho atribuído e espero que quando forem a Portugal os recebamos tão bem, ou melhor.


Ao longo desta semana contactamos com outra realidade organizacional em matéria de educação. Neste país predomina a Escola Pública, com ofertas curriculares bastante diversificadas a nível local. Cada escola tem uma oferta curricular diferente, onde os alunos estudam 11 ou 12 anos antes do ensino universitário. Os seus horários também são diferentes e observamos que todos os trabalhos dos alunos são bastante valorizados e divulgados na própria escola ou no exterior desta, nas diferentes vertentes de arte.

 
Este trabalho plástico foi realizado na escola de Arte de Baia Mare e integra uma exposição itinerante nacional.

Por fim trabalhamos com os alunos, onde participamos no workshop Soundcool aberto à comunidade escolar. Assistimos aos seus ensaios que culminaram com um concerto magnífico Soundcool, aberto à comunidade escolar, do qual estão publicitadas imagens no Facebook.






Após o concerto jantamos com toda a equipa internacional, incluindo os diretores da escola de Baia Mare e alguns colegas, que nos ofereceram a sua companhia e a sua música. Recebemos os respetivos certificados com as devidas honras. Despedimo-nos até ao próximo encontro com alunos, que será em Valência no próximo Abril de 2017, onde certamente iremos participar com todo o empenho e gosto, na companhia dos nossos alunos.


Sem comentários:

Enviar um comentário