quinta-feira, 25 de abril de 2019

What´s your impact on Earth?


Erasmus +
Ao longo do 2º período o trabalho realizado destinou-se a promover a educação e sensibilização para o valor da água. Pretendeu-se com este trabalho aumentar a consciência ambiental sobre a necessidade de adotar comportamentos corretos para preservar a água, um recurso escasso e essencial à vida.
Foi aplicado nos países parceiros um questionário sobre hábitos associados à água, tendo posteriormente os dados sido tratados e debatidos entre todos. Os alunos elaboraram uma apresentação intitulada Did you know? onde mostraram o uso da água, em números, em várias atividades do nosso dia-a-dia.
Para fomentar o gosto pelo trabalho de pesquisa e pelo trabalho laboratorial, foi elaborado um e-book sobre o Rio Sor. Com este trabalho, os nossos alunos apresentaram aos parceiros o rio que dá nome à nossa cidade.
Foi retratado o caso curioso do lugarejo do Sume, onde o rio Sor se some metros debaixo de penedos de granito, e a existências dos moinhos, tendo sido focada a relação entre a água e as atividades económicas em Ponte de Sor.
No âmbito do trabalho laboratorial, foram trabalhados conceitos básicos sobre a qualidade da água. Foram realizados testes laboratoriais elementares com vista a conhecer os seguintes parâmetros: pH, nitratos, nitritos, fosfatos, amónio e dureza.
Encontro Transnacional
Decorreu entre os dias 25 e 29 de março em Tallinn, na Estónia, o 5º encontro do projeto What´s your impact on Earth?. Participaram neste encontro professores e alunos representantes dos seis países envolvidos.
No primeiro dia de encontro foram realizados jogos de apresentação/interação entre pares e uma visita guiada à zona histórica de Tallinn. De tarde os alunos realizaram trabalho no laboratório, recorrendo ao uso de microscópio para investigar a presença de microrganismos em diferentes tipos de águas. Por fim, os alunos procederam à apresentação dos trabalhos elaborados nos diferentes países e os professores debateram sobre o trabalho já realizado e planearam novas atividades para apresentar em Itália. No segundo dia, foi realizada uma saída de campo a Kõrvemaa Hike pra aprender mais sobre os pântanos e a vegetação que aí se desenvolve. No terceiro dia, houve oportunidade de visitar o Energy Discovery Centre bem como Estonian Maritime Museum (Seaplane Harbour). Ao final do dia os alunos realizaram ainda um workshop: Baltic Sea. Ao longo dos dias, os alunos e professores dos vários parceiros assistiram a várias aulas de diferentes disciplinas.
É sempre gratificante a participação nestas atividades mas o que realmente marca são os momentos de convívio e de partilha, experiências únicas que certamente ficarão na memória daqueles que puderam participar neste encontro. Em representação de Portugal tivemos: Afonso Rocha, João Correia e José Lopes que foram sorteados entre os alunos que têm participado regularmente nas atividades do projeto e que foram famílias de acolhimento no encontro realizado em Ponte de Sor. Participaram ainda neste encontro a prof. Paula Ferreira e a prof. Fátima Bairrão.
Aos colegas estonianos fica o agradecimento pela sua hospitalidade, disponibilidade e simpatia!

Cristina Gonçalves e Sílvia Veríssimo










Sem comentários:

Enviar um comentário