segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Lembro-me...


Memórias de Infância

Lembro-me tão bem de tudo como se fosse hoje e já passaram quase nove anos. Foi em dezembro de 2004 que tudo se passou, tinha eu quatro anos de idade. Era uma criança frágil, tímida, divertida e adorava ajudar o próximo.

Nesta fase da minha vida, as duas pessoas mais importantes para mim, a seguir aos meus pais, eram os meus avós maternos. Foram os meus avós que me criaram e me ensinaram o quão difícil era viver num mundo onde nem tudo eram sonhos cor-de-rosa e onde se tinham de enfrentar longas batalhas para conseguir sobreviver. O meu grande herói até aos quatro anos foi o meu avô.

Lembro-me das brincadeiras que ele tinha comigo, dos jogos de futebol no quintal, dos jogos de memória, de me ensinar como fazer rodar um pião na palma da mão e dos serões passados junto da lareira, onde ele me contava histórias e eu acabava quase sempre por adormecer. Lembro-me também do olhar azul claro dele e do seu pequeno sinal no queixo que eu dizia que era uma verruga e que o meu avô achava muita piada. Todos os beijos e abraços que ele me deu estão guardados na minha memória.

A certa altura, o meu avô deixou de ter todas estas brincadeiras comigo e eu não percebia porque é que, de um momento para o outro, tudo tinha mudado. Foi então que a minha avó e os meus pais foram falar comigo e me deram a triste notícia de que o meu herói tinha pouco tempo de vida, pois tinha-lhe sido diagnosticado um cancro.

Na noite de sete de dezembro, ele disse-me: “Nunca te esqueças de tudo o que aprendeste e continuarás a aprender na vida. A vida é longa, mas por vezes sabe ser traiçoeira, por isso vive o hoje como se não houvesse amanhã. Dia a dia os teus sonhos irão realizar-se” e deu-me um beijo cheio de ternura. No dia seguinte, passei todo o meu tempo junto dele e foi nessa noite que ele nos deixou.

Há um ano atrás, recebi uma santinha com um bilhete que a minha mãe tinha guardado a pedido do meu avô. Todos os dias de manhã, olho para a santinha e relembro tudo o que passei.

Sei que nos dias de hoje, mesmo não estando entre nós, o meu avô me dá forças e está presente na minha vida e guardado no meu coração. Não vi a partida do meu grande herói como um “adeus”, mas sim como um “até já”, pois sei que nunca sairá da minha memória um homem tão corajoso e bondoso como ele.

Agora resta-me continuar a viver um dia de cada vez e conservar o que de mais importante existe na minha vida.

“Lembrar é fácil para quem tem memória, esquecer é difícil para quem tem coração!”

                               Érica Gomes, nº7, 8º D

Sem comentários:

Enviar um comentário